top of page
Foto do escritorbe wave

sofia ramos lança single e antecipa álbum "tudo o que não sei"

conhecida por cantar o fado há largos anos, por encantar nos hospitais com a sua voz e pelo seu projeto do coração, "magano", que já conta com dois álbuns editados, sofia ramos lança agora o primeiro single daquele que será o seu álbum de estreia a solo.

© margot rident

é num poema de fernando pessoa que sofia ramos aposta o seu início de carreira a solo. "não sei quantas almas tenho" conta com música da própria e fala-nos sobre a oposição entre sentir e pensar: "como se quem pensa não sentisse e quem sente não pensasse, conjugando a pluralidade de almas que existem dentro de nós", explica.


a importância deste single, diz sofia ramos, "é toda e é nenhuma". "não vou mudar o mundo nem despertar consciências. é um tema bastante introspetivo e vale por isso. é uma reflexão com a qual me identifico muito porque estou sempre a querer saber dos problemas do mundo, mas, ao mesmo tempo, sinto que se não souber vivo mais feliz", justifica a fadista.


"não sei quantas almas tenho" é uma música original que sabe a fado tradicional e, na distinta voz de sofia, embala-nos e abre a porta para que nos possamos sentar com ela e questionar quantas almas temos, sem medos. é assim que nos entrega o mote para o álbum de estreia, "tudo o que não sei", que conta com produção, direção musical e arranjos de bernardo couto, francisco brito, pedro saltão e sofia ramos, com lançamento previsto para outubro.


depois de ser mãe, conta que se sentiu "muito confusa" por haver "muitas coisas para assimilar e muitas dicotomias para digerir". "lembro-me de encontrar esta letra num dia em que estava completamente perdida nos meus pensamentos e de ter sido importante para mim. validou a minha confusão sentimental", acrescenta sofia sobre o processo de criação não só do seu primeiro single, mas também do álbum.


sofia ramos começou a dar os primeiros passos no mundo do fado, em 2014, como fadista residente no "povo". desde então, a par do seu trabalho enquanto atriz, a sua área de formação, começou a cantar fado regularmente. em 2017 ganhou o concurso "o meu fado" da rádio sim e, em 2020, venceu o concurso "vodafone inéditos" com o conjunto de guitarras da madragoa.


cantou nas mais variadas casas de fado de lisboa como o caféluso, adega machado, sr. vinho, entre outras. atualmente, é fadista residente no clube de fado e no fado ao carmo.


em 2024, edita o seu primeiro disco pela label do museu do fado, "tudo o que não sei". o disco reúne tudo aquilo que aprendeu nos últimos 10 anos e pretende ser uma expressão honesta daquilo que é o fado para a artista. é composto por 12 temas que contam com a colaboração de carlos leitão, joão espadinha, marta rosa, teresinha landeiro, francisco guimarães e bernardo couto, visitando também clássicos de hermínia silva, carlos ramos, beatriz da conceição, sem nunca deixar o fado tradicional de parte.

Komentáře


bottom of page